O Que É Lead No Marketing?

Quem convive com profissionais de marketing ouve frequentemente um vocabulário que precisa de tradução, é um tal de brainstorm, budget, deadline (o pessoal de criação não gosta dessa última, porque sempre é pra ontem,rs), mas em fim, é uma lista enorme, e as vezes parece “frescurite”, mas não é não, mesmo nos livros acadêmicos esses termos são utilizados.

Uma dessas palavras é “LEAD”.

Mas afinal o que é um lead?

Falando da forma mais simplista possível um lead é toda pessoa que demonstra interesse por sua marca/produtos e de alguma forma e deixa o contato dela com você, trocando em miúdos é um potencial cliente!

Exato, matamos a charada, lead=potencial cliente! Só isso? Sim!

O termo lead cresceu nos últimos anos com o marketing digital que o utilizada basicamente como uma moeda de troca! Ou seja, toda eficácia de uma campanha digital se concentra no número de leads que ela gerou.

Geralmente para uma pessoa se tornar um lead (no meio digital), ela preenche algum formulário no site da empresa em troca de algum e-book, desconto ou mesmo notícias e informações.

Embora na literatura um lead esteja totalmente ligado à estratégias digitais, pode-se considerar um lead toda nova entrada, independente do canal de origem, seja uma ligação, uma visita in loco ou mesmo  uma mensagem no whatsapp.

E porque uma empresa precisa gerar leads?

A resposta é obvia e não precisa ser um expert em marketing para entender:

Porque gerar leads é criar oportunidades futuras de vendas. Quanto maior a quantidade de leads, maior a probabilidade de vendas, e consequentemente de receita!

Sim, o grande desafio está em como gerar leads qualificados? Bom ai já é assunto para outro post.

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