EnglishPortugueseSpanish

Marketing sem dados é achismo

Uma das primeiras perguntas que faço quando começamos uma consultoria com a Marjô Vendas Marketing e Tecnologia é:

– Quantas pessoas sua última ação de marketing captou?

E geralmente eu ouço algo do tipo:

 É, assim…, o número mesmo eu não sei, mas eu sei que foi bom.

– Oi? Como assim produção? – (Eu penso, mas não falo).

Infelizmente esse tipo de cena é muito frequente nas pequenas empresas, e o mercado não perdoa isso.

Fazer marketing sem informação, números, dados, é puro achismo (e existem muitos “profissionais de marketing” que não entendem isso).

Existe uma frase que aprendi cedo na carreira: “TI (tecnologia da informação) e Marketing devem andar de mãos dadas”. E é verdade, por isso a construimos uma agência diferente, que tenha uma base sólida de marketing, vendas e tecnologia, uma fórmula tríplice para o sucesso.

Para um bom plano de marketing funcionar é essencial que seja embasado em informações. É lógico que o microempresário pode pensar:

– Eu não tenho grana para ter um sistema igual uma empresa grande tem.

Eu sei disso. Mas atualmente existem ferramentas gratuitas que podem ajudar muito a organização das informações e orientação para tomada de decisão.

Exemplo? Excel (esse é campeão, o bom profissional de marketing e empresários, tem que dominar), Wunderlist, Google Drive, Google Docs, Mailchimp, Evernote, Google Analytics, Trello, em fim, depende do caso.

O fato é que todos empresários precisam ter em mente  o PRINCÍPIO de registrar a informação independente da ferramenta, fazer virar hábito.

Uma vez isso disseminado na empresa do porteiro a diretoria, já é possível sair do achismo. Sim, leva tempo, mas depois vai que vai. 

Gostou? Compartilhe em suas Redes Sociais
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Últimas dos Blog e Notícias

Acompanhe nossos conteúdos e novidades do mercado.