Em 2021 Sua Empresa Precisa De Um Site

Na verdade, você não deveria ter esperado até 2021 para ter um site!

Afinal como diz a propaganda do Godaddy:

“Se sua empresa não está na internet, onde ela está?”

Não é difícil de argumentar a necessidade de qualquer negócio, grande ou pequeno se posicionar na internet, mas é muito mais fácil de encontrar empresários que dizem:

– Acho que não preciso tanto de um site, as pessoas hoje estão todas no Instagram.

Aliás, eu ouço isso com tanta frequência quanto ouço pessoas mortas (estou falando do Freeddy Mercury, Beatles, rsrs).

Existem muitos empresários/pessoas que conseguem um resultado fenomenal com sua conta do Instagram ou do Youtube e isso é maravilhoso e louvável, mas sempre quando me encontro com esses guerreiros, faço a seguinte pergunta:

– E se o Facebook/Instagram bloqueasse sua conta?

Geralmente respondem:

– Isso seria muito ruim, é o principal canal de comunicação com meu público…

Pois é. Eu tenho mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital, eu vi isso acontecer com um cliente meu que mantinha toda sua estratégia de vendas no Facebook, e do nada o nosso amigo Mark Zuckerberg derrubou sua página, ele precisou parar sua operação por 15 dias, até seus advogados reaverem a conta (baita burocracia), levou um bom prejuízo

Gosto de comparar a internet a um sistema solar, sendo que o site da sua empresa deve ser tratado como o sol, ou seja tudo o que acontece nesse sistema deve girar em torno dele. Facebook, Instagram, Youtube e tudo o que mais aparecer deve “apontar” para seu site.

Se você já tem alguma experiência como eu, viu nascer e morrer plataformas como MySpace, Flickir, MSN, ICQ (…), quem garante que o Instagram de hoje não será o Orkut de amanhã?

E se isso acontecer, o que aconteceria com tudo o que você construiu lá?

Meu propósito é provocar um incomodo caso você ainda não deu a importância devida pra isso.

Nesse ponto do texto vale uma grande ressalva, porque não é ter um site por ter, mesmo porque hoje existem plataformas que te ajudam a construir um site bem rapidamente como WordPress, Wix, Dinda, mas para ter um site que performa bem no Google você vai precisar mais do que um editor arrasta e solta.

É lógico que é 1000 vezes melhor ter um site feito no Wix ou no próprio Google do que não ter nenhum site para apresentar para seu cliente/parceiro, mesmo porque, não ter esse “cartão de visita” passa certo amadorismo.

E sabe, se você já tem uma performance muito boa nas redes sociais, um site estratégicamente construido vai potencializar ainda mais seu negócio.

Mas então, o que levar em consideração para a construção na hora de construir um site?

1-     Entenda quem é seu público e como ele se comporta na internet

2-     Escolha um bom domínio.

3-     Pesquise os sites da concorrência

4-     Planeje/Desenhe (no papel mesmo) a estrutura do seu site

5-     Pesquise palavras chaves relacionadas ao seu negócio

6-     Elabore bons textos, utilizando técnicas de SEO

7-     Escolha imagens bonitas, atraentes, de preferência fotos próprias (produzidas)

8-     Escolha a hospedagem do seu site

9-     Determine como será a execução do seu projeto, se a criação acontecerá internamente ou por uma empresa terceira (cuidados com os sobrinhos)

10-  Acompanhe a execução

11-  Convide um cliente para avaliar o layout

12-  Depois que o site estiver no ar, faça todos os testes possíveis e solicite os ajustes se necessário

Essas são algumas dicas básicas que muitas vezes não são levadas em consideração porque a pergunta principal que todo mundo faz é:

– Quanto custa para fazer um site bacana?

E adivinha a resposta é sempre um sonoro:

– Depende!

Precisa estudar primeiro e avaliar a estratégia por trás da ação, dependendo da meta principal, os direcionamentos e a construção do seguem caminhos diferentes.

Mas uma coisa é certa em 2021 você não pode ficar sem site, ou ter um meia boca.

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