A NÃO Miopia de Marketing

Há algum tempo, escrevi um artigo no LinkedIn comentando sobre o clássico estudo de caso das faculdades de negócios: A Miopia em Marketing. Esse texto, já antigo, aborda como a visão limitada de muitas empresas impede que elas compreendam plenamente suas possibilidades de mercado. Um exemplo emblemático é o das ferrovias, que perderam clientes para outros setores ao se definirem como empresas ferroviárias, em vez de companhias de transporte.

Hoje, quero falar sobre o oposto disso! Quero destacar um exemplo simples, porém poderoso, de como dois empreendedores de Curitiba têm expandido sua visão de mercado.

Desde 2021, a R&A Industrial tem se dedicado à produção de peças de usinagem. Com um alto investimento em maquinário e profissionais especializados – de torneiros mecânicos a projetistas – os sócios, Reginaldo e Marcos, possuem amplo conhecimento dos processos de fabricação e, quando necessário, literalmente colocam a mão na massa. No entanto, eles compreenderam que o negócio deles vai além de produzir peças: trata-se de ajudar os clientes a aumentarem a eficiência e a produtividade.

Ao unir conhecimento prático com uma visão estratégica de mercado, os sócios identificaram uma oportunidade em um nicho específico: as esteiras transportadoras personalizadas. Vale destacar que o negócio deles não é apenas fabricar esteiras, mas entregar projetos sob medida. Diferentemente de muitas empresas que oferecem esteiras padrão, a R&A percebeu que existe um mercado que demanda soluções únicas e que se traduzem em maior eficiência para os clientes.

Embora continue atendendo o mercado de usinagem de maneira orgânica, a R&A tem investido fortemente no segmento de esteiras transportadoras – um mercado que, segundo o Google Trends, tem se mantido aquecido nos últimos cinco anos.

 

Como nossos caminhos se cruzaram? Um parceiro, que havia desenvolvido o site da R&A Industrial, indicou os serviços de gestão de tráfego pago da Marjô. Estamos animados em iniciar essa jornada, focando na geração de leads qualificados para a empresa.

Ao longo da minha carreira, vi muitos casos de Miopia em Marketing. Bons empreendedores e empresários, por vezes, enxergam de forma limitada o próprio serviço, produto ou posicionamento de mercado. Mas esse não é o caso da R&A Industrial. A capacidade de identificar oportunidades – como as esteiras transportadoras – e o investimento no digital logo na largada são provas de que, aqui, a miopia em marketing realmente ficou para trás.

Compartilhar

marjo-logo

Marjô

contato-form