O Que É Mais Importante Para Empreender?

Essa semana eu iniciei a leitura do livro Mastery: The Keys to Success and Long-Term Fulfillment do autor George Leonard, estou gostando muito do livro que até agora tem abordado sobre os caminhos para obter o que podemos traduzir para “domínio” de uma habilidade, assunto ou indústria. Porém como eu sei que daqui uma ou duas semanas vou precisar fazer um resumo do livro não vou me prender nesse post escrevendo sobre ele, vou me concentrar em dois conteúdos da semana, dividindo por tópicos:

Como achar sua paixão como empreendedor?

Randy Komisar, Virtual CEO explica em seu vídeo “How do you find yor Passion and How do You Pursue It?” explica de forma muito didática que algumas vezes é difícil para jovens estudantes definir ainda na faculdade, por exemplo, qual é sua paixão, na verdade, ele como muitos de nós “amamos muitas coisas”, então, pode ser estressante saber por onde começar. Fique calmo ok? Eu vou colocar o vídeo na íntegra pra você assistir, mas três coisas me chamaram a atenção:

1- Pense na marca que você quer deixar no final, na última coisa que gostaria de estar fazendo na vida.

2- Você precisa ter uma visão do horizonte. Embora você precise pensar aonde quer chegar e o que deseja fazer no final da sua vida, isso não significa que você sabe exatamente o lugar que está buscando no horizonte, você tem uma direção, sabe que está indo para o norte, porque não está indo para o sul, de acordo com os seus valores, mas não é algo engessado.

3- Aproveite as oportunidades durante o caminho. Ninguém consegue realizar os sonhos de uma vida inteira em um dia, ou em um mês ou até em dez anos. Com base no que você deseja se tornar, no seu conjunto de valores e no horizonte que você enxerga a frente, você aproveita as oportunidades que estão no primeiro plano, toma decisões no presente, passo a passo, linha sobre linha, sincronizando suas ações no hoje com as suas paixões, fazendo relações e criando a tela da sua vida.

Particularmente eu já conversei com muitos jovens, não que eu seja velho, na verdade sou jovem ainda, no próximo sábado faço 35 anos, na flor da idade, voltando…, muitos jovens ficam extremantes preocupados em decidir sobre suas carreiras com 16,17 ou 18 anos, parece que passar nos testes para entrar em uma faculdade é uma decisão sem volta, quando na verdade o processo pode ser visto com menos pressão se seguirmos esses passos, e no meu ponto de vista tudo bem também se durante nossa caminhada descobrirmos outras paixões e mudarmos a direção.

A claro, como prometi, o vídeo na íntegra, você vai entender melhor o que eu escrevi:

 


O outro tópico que eu gostaria de abordar é sobre um texto de Jeff Sandefer, que em uma reunião com empresários de sucesso faz a seguinte pergunta:

Qual o segredo do sucesso: Habilidade, Caráter ou Sorte?

Em seu conselho, reunindo empresários de diferentes ramos com diferentes experiências chegaram a conclusão que todo empreendedor precisa das três coisas. Desenvolver habilidades de comunicação, por exemplo, vendas, resolver problemas são pontos que mais cedo ou mais tarde todo empreendedor de sucesso precisa desenvolver, isso faz algumas pessoas considerar que o segredo é ter/boas habilidades.

Ás vezes uma pessoa no entanto, não é tão habilidosa mas tem um caráter nobre, e isso faz a diferença também, coragem, curiosidade e equidade compõem o caráter de qualquer empreendedor de sucesso.

E a sorte? Você deve conhecer histórias de pessoas que “tiveram muita sorte”, as vezes herdaram um grande patrimônio, e seu trabalho foi administrar isso da melhora maneira, outras vezes estavam no lugar certo, na hora certa com as pessoas certas. Isso acontece, e embora seja menos relevante do que as duas características anteriores que mencionei, a sorte também faz parte do processo.

Porém em seu pensamento de conclusão Jeff Sanderfer faz um paralelo com todas as frases soltas que anotou no quadro enquanto os executivos falavam suas opiniões e descobriu parte do sucesso de cada empreendedor passa pelas seguintes áreas:

·      Expertise na Indústria

·      Boas decisões nos negócios

·      Relacionamentos e reputação

Ele finaliza com dizendo que o grande segredo dos empreendedores de sucesso é manter o curso. Todos os empreendedores da sua sala de conselho eram pessoas que tinha desenvolvido boas habilidades, caráter forte e até contato com a sorte em algumas ocasiões, mas o que o diferenciaram foi que permaneceram no curso, dia após dia, ano após ano, Através de tentativa e erro, decisões bem-sucedidas e falhas, eles fizeram pequenos depósitos de experiência em seus setores.

Isso faz muito sentido pra mim, e acho que podemos resumir o segredo do sucesso na palavra PERSEVERANÇA, porque de certo modo como se pode medir o sucesso? Acho que no final da vida a gente olha pra trás e vê uma colcha de retalhos com muitas linhas e fios, e que só faz sentido justamente no final, claro, podemos ter indicadores de sucesso, como obter dinheiro, conforto, gerar riqueza, mas isso não garante a felicidade plena, por isso precisamos permanecer no curso, para descobrir no final.

Isso me leva automaticamente a citação do Presidente Russell M. Nelson, presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, da qual faço parte:

A doutrina de Cristo nos ajuda a encontrar o caminho do convênio e a permanecer nele, e o evangelho está organizado de modo que as bênçãos prometidas pelo Senhor sejam recebidas por meio de ordenanças e de convênios sagrados. O profeta de Deus, o presidente Russell M. Nelson, advertiu-nos em sua transmissão de 16 de janeiro de 2018: “Continue no caminho do convênio. Seu compromisso de seguir o Salvador, fazendo convênios com Ele e depois guardando esses convênios, vai abrir a porta para todos os privilégios e bênçãos espirituais disponíveis a mulheres, homens e crianças de todo o mundo. (…) O fim que cada um de nós almeja é ser investido com poder em uma casa do Senhor, selado como família, fiéis aos convênios feitos no templo — que nos qualificam para o maior dom de Deus, que é a vida eterna” (“Ao seguirmos adiante juntos”, Liahona, abril de 2018, pp. 6–7).

Compartilhar

marjo-logo

Marjô

contato-form