Marketing Tradicional Vs. Marketing Digital

Em seu artigo Digital Marketing vs. Tradicional Marketing: Is One More Powerful Than The Other?, Moly Sloan aborda de maneira bem completa as peculiaridades entre o marketing tradicional e digital e embora tenha sido escrito há um ano atrás (o que em tempos de internet, já é considerado antigo), é um daqueles conteúdos evergreen.

Nele revemos quais são algumas das ferramentas mais usadas nas duas abordagens. Enquanto o Marketing Tradicional usa direct mail, billboards, TV ads, conferences, Meetups e workshops, guerrilla campaigns, sponsorships, referals campaigns, os profissionais que trabalham com Marketing Digital se valem de live chat, conversational marketing, organic social, paid social, blogs, paid SEM, podcasts, webinars, virtual events e e-mail marketing (sim ainda funciona).

Ao analisar essas ferramentas é fácil identificar as diferenças das duas estratégias, Moly traz vários bluepoints das vantagens e desvantagens de cada tipo de marketing, nesse texto eu gostaria de resumir e destacar em dois grandes pontos que pra mim, por experiência, são os principais:

Poder de Mensuração:

O marketing digital permite mensurar de forma granulada as ações das campanhas, sejam orgânicas ou pagas. É muito mais fácil de estabelecer e percorrer KPIs, como quantidade de pessoas alcançadas, cliques, conversões, e assim por diante. No Marketing Tradicional isso é mais difícil de conseguir, por isso seu direcionamento muitas vezes fica no campo de construção de awereness e não em conversão.

Investimento:

Embora comparar investimentos seja relativo, porque tudo depende do objetivo da ação, em termos práticos os canais do marketing tradicional são mais caros desde sua produção a veiculação. É importante mencionar também que na internet o poder de pivotar uma ação é bem maior, o aprendizado é mais rápido, no marketing tradicional isso fica um pouco mais engessado.

Ao ler minhas afirmações acima parece que concluo que o marketing digital é melhor do que o marketing tradicional, e embora atualmente toda empresa deve de alguma forma estar inserida no mundo digital, essa afirmação não é verdadeira. Tudo depende muito das definições do negócio. Se você consegue segmentar seu público localmente, se seu orçamento permite investimentos em reconhecimento de marca ou mesmo consegue oportunidades para se diferenciar com ações tradicionais de marketing, enquanto todo mundo está na internet, o marketing tradicional é uma boa medida.

O artigo mostra claramente os prós e contras de cada uma das estratégias e suas diferenças, mas as entre linhas me fez refletir sobre as semelhanças e ou propósito do Marketing Digital e Marketing Tradicional, logo no início a autora deixa claro que não existe um “melhor”, porque mesmo que o marketing digital continue crescendo, as ações tradicionais persistem e se reinventam. Para mim isso acontece porque ambos fazem parte do mesmo guarda-chuva, o guarda-chuva do marketing, que tem outras séries de questões que interferem no sucesso de qualquer empresa, acredito que cada vez mais essa distância deva diminuir, enquanto muitas pessoas segmentam o marketing em várias áreas, há autores que defendem que tudo faz parte de um grande todo que precisa ser balanceado e usado de acordo com o momento. Assim on-line e off-line se completam, na verdade será que esses termos ainda fazem sentido em um mundo onde tudo está conectado?

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