Uma das primeiras perguntas que faço quando começamos uma consultoria com a Marjô Vendas Marketing e Tecnologia é:
– Quantas pessoas sua última ação de marketing captou?
E geralmente eu ouço algo do tipo:
– É, assim…, o número mesmo eu não sei, mas eu sei que foi bom.
– Oi? Como assim produção? – (Eu penso, mas não falo).
Infelizmente esse tipo de cena é muito frequente nas pequenas empresas, e o mercado não perdoa isso.
Fazer marketing sem informação, números, dados, é puro achismo (e existem muitos “profissionais de marketing” que não entendem isso).
Existe uma frase que aprendi cedo na carreira: “TI (tecnologia da informação) e Marketing devem andar de mãos dadas”. E é verdade, por isso a construimos uma agência diferente, que tenha uma base sólida de marketing, vendas e tecnologia, uma fórmula tríplice para o sucesso.
Para um bom plano de marketing funcionar é essencial que seja embasado em informações. É lógico que o microempresário pode pensar:
– Eu não tenho grana para ter um sistema igual uma empresa grande tem.
Eu sei disso. Mas atualmente existem ferramentas gratuitas que podem ajudar muito a organização das informações e orientação para tomada de decisão.
Exemplo? Excel (esse é campeão, o bom profissional de marketing e empresários, tem que dominar), Wunderlist, Google Drive, Google Docs, Mailchimp, Evernote, Google Analytics, Trello, em fim, depende do caso.
O fato é que todos empresários precisam ter em mente o PRINCÍPIO de registrar a informação independente da ferramenta, fazer virar hábito.
Uma vez isso disseminado na empresa do porteiro a diretoria, já é possível sair do achismo. Sim, leva tempo, mas depois vai que vai.