Empreender é Estar Sempre na Versão Beta

Nessa semana eu iniciei meu primeiro certificate na Brigham Young University – Idaho dentro do curso de Business Management, o primeiro módulo desse curso é uma Introduction to Entrepreneurship, como parte do programa a cada semana devo manter um Entrepreneurial Journal Blog, e esse é o primeiro.

Como profissional de marketing a primeira coisa que me veio à mente foi:

– Ual! Que sacada de marketing!

Porque embora isso faça parte da metodologia de ensino, consegue imaginar o volume de conteúdo que os próprios alunos produzirão e compartilharão fazendo referência a BYU Idaho, é um ganho de awereness com uma ação simples e 0 custo.

Mas ao me despir das vestes de marqueteiro e colocar os óculos de aluno, quero ressaltar os highlights da semana:

– O Poder da Leitura: diferente de qualquer outra faculdade ou curso que eu já tenha feito, nesse programa a carga de leitura é bem grande, levei um baita susto. Ficou claro pra mim que bons empreendedores e ou gestores possuem o hábito de ler e fazer notas.

– Diário de um Empreendedor: dando até sequência ao assunto da leitura, no artigo Your Entrepreneur’s Journal, por Jeff Sandefer da Acton Foundation, minha visão foi aberta sobre a necessidade de fazer notas de aprendizado das classes e do dia-a-dia de trabalho. Eu sempre gostei de escrever e tenho alguns diários pessoais, penso neles como uma terapia, mas nunca pensei em manter um registro do que aprendo com minhas decisões, erros e acertos no trabalho e não tinha a visão de como isso, se bem organizado pode ser uma fonte de inspiração futura. Eu espero conseguir criar esse bom hábito.

– O chamado para empreender: existem vários pontos importantes na vida de um empreendedor, ganhar dinheiro é apenas um deles, mas não deve ser o principal. Nas leituras dessa semana ficou claro pra mim que uma pessoa que empreende precisa ter uma causa motivadora que a impulsiona todos os dias. Conhecer o que você faz bem, seus talentos, identificar mercado, solucionar uma dor, tudo isso faz parte, mas no final do dia o empreendedor precisa conhecer seu chamado. Estou indo para o terceiro ano de operação na Marjô (marjo.com.br), eu nunca planejei e nem sonhei em ter minha própria empresa, aconteceu, simplesmente aconteceu, também não sei se tenho total visão hoje desse “chamado”, mas algo que me motiva, além de prover para minha família é a capacidade de gerar renda e abençoar a vida das famílias das pessoas que trabalham comigo, isso causa um sentimento realmente muito gratificante.

E agora para encerrar, destaco alguns dos parágrafos que mais me chamaram a atenção do artigo Living Life as an Entrepreneurial Hero de Jeff Sandefer:

Sonhe grande.

Não faça planos pequenos, pois eles não têm poder para agitar o sangue.

—Daniel Burham

Ninguém realmente quer mudança. Tememos a mudança. Queremos segurança, estabilidade e conforto. É por isso que grandes saltos ajudam a focar nossa atenção fora, em direção ao horizonte, longe de nossos próprios medos diários, pequenas inseguranças e preguiça. O desafio de um adversário digno ou a promessa de um grande sonho leva os heróis à ação.

Que desafios difíceis você enfrentará ao longo do caminho como empreendedor?

Quatro dos desafios mais difíceis serão pessoais, porque você terá que

• Aceite que a vida é difícil e raramente justa:

Como eu sempre falo para minha filha:

“O Mundo não te deve nada”!

• Saiba que você deve perseverar para desenvolver os hábitos e o caráter que determinarão seu destino

Primeiro fazemos nossos hábitos, depois nossos hábitos nos fazem.

—Charles Noble

• Entenda que a escolha não significa que você está no controle e que os verdadeiros empreendedores aprendem a falhar de forma rápida, barata e frequente:

O crédito pertence ao homem na arena. . . que se falhar, pelo menos falha ousando muito, para que seu lugar nunca seja com aquelas almas frias e tímidas que nunca experimentaram a vitória ou a derrota.

—Teddy Roosevelt

Os empreendedores aprendem a vender batendo nas portas e ouvindo “não” repetidamente. Eles aprendem a construir produtos de sucesso projetando protótipos que falham. A América não foi construída por cientistas e inventores, mas por inovadores que, por tentativa e erro, transformaram teoria e ideias em produtos, serviços e movimentos reais que mudaram o mundo.

Com o tempo, comprometido com a maestria, o empreendedor de sucesso aprende a tolerar a ambiguidade. Ele ou ela reúne as tropas para “tomar aquela colina”, mesmo quando o empresário procura desesperadamente por pistas de que o negócio deve mudar de rumo. A maioria das pessoas ficaria paralisada pela dissonância cognitiva de liderar uma carga em uma direção incerta e pelo medo do fracasso. Mas para o empreendedor, seguir em frente na incerteza é simplesmente desconsiderar o ferrão de pequenos fracassos e fé no poder da tentativa, erro e perseverança para conquistar o desconhecido.

Encontre os companheiros de viagem certos, porque você tenderá a se tornar como aqueles que o cercam

Saiba que o caráter é importante, porque você se tornará como aqueles que o cercam. Com que tipo de pessoas você se cerca? Pessoas que edificam os outros ou os destroem? Pessoas que cuidam de si e dos outros ou pessoas que são egocêntricas? Pessoas que falam a verdade, mesmo quando é difícil, ou aquelas que vão falar o que você quer ouvir?

Desenvolver relacionamentos autênticos com as pessoas de quem você gosta profundamente é uma maneira poderosa – talvez a única maneira – de encontrar o verdadeiro significado da vida. Portanto, coloque as “pedras grandes” em sua agenda primeiro.

Ou seja, reserve um tempo para a família e amigos. Na verdade, é mais uma questão de atenção do que de tempo, não porque você não consiga agendar momentos especiais, mas porque momentos especiais vêm da honestidade e interesses compartilhados, não simplesmente de muitas horas passadas juntos.

Valerá a pena no final?

Todas as boas histórias têm finais. E o clímax costuma ser uma surpresa. Na vida, você não sabe exatamente para onde a história está indo, e isso faz parte do mistério.

Eu sei, por conversar com muitos empreendedores que estão mais avançados em suas jornadas, que perto do final você provavelmente fará três perguntas:

1. Realizei algo significativo?

2. Eu era uma boa pessoa?

3. Quem eu amei e quem me amou?

Talvez o mais importante é que a história do verdadeiro herói não é apenas sobre o Graal, mas sobre como o herói é mudado no processo. Seja uma história de sucesso ou uma tragédia, a verdadeira história é sobre se o herói se torna quem ele ou ela deveria ser.

Por isso a ideia de que um empreendedor deve ter em mente que precisa estar em constante construção, sempre aprendendo e buscando novos chamados, faz total sentido, Reid Hoffman, chama isso de o right mindset ou Permanent Beta, trocando em miúdos um empreendedor precisa sempre estar na sua versão beta, ou será que seria todas as pessoas?

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