Como Anunciar No Google?

– Vai chover ou fazer sol?

– Qual melhor curso de inglês da minha cidade?

– Qual diferença entre arquitetura e engenharia?

Seja você nativo digital ou não, com certeza já fez perguntas similares no Google, aposto que você que está lendo esse post não passa um dia sequer sem “dar um Google”. As pessoas pesquisam tudo no Google, até coisas absurdas e engraçadas como:

– Pinguins têm joelhos?

– Soltar pum queima calorias?

(Veja uma listinha feita pelo Olhar Digital).

Sem contar as consultas ao Dr. Google, ou vai dizer que você nunca pesquisou ou ouviu alguém dizer:

– Eu vi no Google que isso faz bem pra…

Enfim.

Por isso é bem fácil justificar a necessidade das empresas anunciarem no Google, porque você consegue se conectar com pessoas certas no momento em que estão demonstrando interesse em seu produto, esse post tem bastante informação, mas se você ler vai entender muito de como funciona o Google Ads.

Primeiros passos para anunciar no Google

O primeiro passo para anunciar no Google é criar uma conta no Google Ads, ou como era chamado antigamente Google Adwords.

O Google Ads é o principal serviço de publicidade do Google , é a plataforma por onde você irá configurar suas campanhas. Para configurar a conta

do Google Adwords pode acessar clicar aqui.

Dica, se você tiver uma conta gmail a configuração do Google Adwords será mais rápida e mais fácil.

Como funciona o Google Ads?

O Google Adwords funciona em esquema de leilão, nele você dá lances nas palavras que fazem sentido para seu negócio, todas as vezes que pesquisas relacionadas as palavras-chaves que você escolheu forem realizadas, seu anúncio pode aparecer.

Qual é a estrutura do Google Ads?

Conta

Campanha

Grupo de Anúncio

Palavras-Chave

Anúncio

Como funciona o sistema de cobrança do Google Adwords?

No Google Ads você paga por clique. O Google Ads usa um sistema de leilão para classificar os anúncios exibidos na página de resultados de pesquisa e determinar o custo de cada clique nos anúncios. A ordem em que os anúncios aparecem na página é baseada em um cálculo chamado de classificação do anúncio.

A classificação do anúncio se baseia em 5 fatores que determinam se o anúncio será exibido:

1- Valor do Lance

2- Índice de qualidade do anúncio no momento do leilão (CTR esperada, relevância do anúncio e experiência na página de destino)

3- Limites mínimos de classificação do anúncio

4- Contexto da pesquisa (localização, dispositivo, horário, termos de pesquisa, outros anúncios e resultados de pesquisa na página, além de outros sinais e atributos dos usuários)

5- Impacto esperado das extensões e de outros formatos de anúncios

Cada anunciante define o valor máximo de lance que quer pagar por um clique, mas eles só precisam pagar o suficiente para vencer a concorrência. Se todas as condições (valor do lance e índice de qualidade) forem semelhantes entre os anunciantes, bastaria um lance máximo de R$ 0,01 para superar os concorrentes.

Como funciona o orçamento do Google Ads e quanto investir no Google Ads?

Uma das grandes vantagens de se anunciar no Google é o controle orçamentário. Com o Google Ads, você escolhe um orçamento diário médio para cada campanha com base nas suas metas de publicidade e no valor geral que pode gastar por mês.

Exemplo

Imagine que normalmente você tem um teto de R$ 304 por mês em publicidade. Para descobrir seu orçamento diário médio, dívida esse valor por 30,4. Seu orçamento diário médio é de R$$ 10.

Usando esse exemplo, veja como descobrir seu orçamento diário médio:

304 / 30,4 = R$ 10,00 por dia (orçamento mensal / número médio de dias por mês = orçamento diário médio)

Não existe um valor fixo estipulado, pois, a partir de R$ 5,00 por dia já é possível investir. O recomendado é que se pense nos objetivos da campanha para assim definir uma estratégia de investimento, podendo se basear em taxas de conversão, branding e muito mais.

É ainda muito importante dizer que o Google Ads pode dobrar o seu orçamento diário se o aprendizado de máquina dele entender que em algum dia específico você pode converter mais, geralmente ele não ultrapassará o limite mensal, porque fará essa compensação em outro momento durante o mês.

Você pode trabalhar com boleto ou cartão no Google Ads, eu recomendo o cartão de crédito para a fluidez da campanha.

Quais são os tipos campanha que o Google Ads possui?

Os tipos de campanha no Google Ads são, na verdade o Google chama de objetivos de campanha:

– Consideração de produto e marca

– Aumentar visitas no site

– Alcance e Reconhecimento da marca

– Receber Leads

– Impulsionar Vendas

– Promover se app

Esses objetivos são trabalhados nas redes de pesquisa do Google que são:

Rede de Pesquisa

Anúncios aparecem ao lado dos resultados da pesquisa do Google e outros sites parceiros do Google, como o Youtube, quando as pessoas procuram empresas/produtos e/ou serviços como o seu.

Rede de Display

Os anúncios são exibidos em páginas relacionadas ao seu negócio e de acordo com os interesses dos clientes.

Rede de Vídeo

Os anúncios são exibidos sozinhos ou em outros conteúdos de streaming de vídeo no Youtube e na rede de sites e aplicativos do Google

Shopping

Os anúncios do Shopping ficam acima dos resultados de pesquisa e perto de textos e anúncios responsivos.

Apps (aplicativos)

As campanhas para apps exibirão anúncios nos principais serviços do Google, incluindo a pesquisa, o Google Play e o Youtube, além de milhares de sites e apps para dispositivos móveis.

Como funciona a estratégia de lances?

O Google apresenta estratégias de lances diferentes para cada tipo de situação, veja:

CPC Otimizado

CPC otimizado é um recurso que aumenta ou diminui os valores de lances manuais em até 100% baseado no histórico do acompanhamento de conversões.

CPA Desejado

O CPA Desejado gerencia automaticamente os lances de CPC para atingir conversões dentro do valor de CPA desejado. VOCÊ CONTINUARÁ PAGANDO POR CLIQUES, MAS QUEM DEFINE O VALOE É O GOOGLE. O Google Ads considera o histórico de conversões de cada palavra-chave e a meta de CPA desejado.

Maximizar Cliques

Maximizar cliques serve para entregar a maior quantidade de cliques com o orçamento, mesmo que baixo.

Maximizar Conversões

O foco é receber o máximo de conversões possível com seu orçamento.

ROAS Desejado

O RETORNO DO INVESTIMENTO EM PUBLICIDADE DESEJADO (ROAS, na sigla em inglês define automaticamente os lances para maximizar o valor da conversão, ao mesmo tempo em que tenta alcançar um retorno médio do investimento em publicidade.)

Parcela de Impressões Desejadas

Defina lances para exibir seu anúncio na PRIMEIRA PÁGINA, na PARTE SUPERIOR da primeira página ou na PRIMEIRA POSIÇÃO dos resultados de pesquisa.

Lances Automáticos

Os lances automáticos são baseados no aprendizado de máquina. Para ajudar você a definir, por meio de algoritmos, o lance apropriado para cada leilão usando uma grande variedade de sinais, existentes e novos, para avaliar a intenção do usuário.

Você pode estar se perguntando qual a melhor estratégia? O lance é que não existe receita de bolo, tudo é teste AB, por exemplo se você está começando agora talvez seja interessante uma campanha de maximizar cliques, para gerar tráfego para seu site, agora se você já tem experiência e histórico de conversões (seja de compras ou leads), maximizar conversões pode ser o caminho mais viável, logo a resposta dessa pergunta é um sonoro DEPENDE.

Como fazer um bom anúncio no Google?

Os componentes de um anúncio de texto no Google Ads são títulos, URL e descrição. É bem simples e até curto, mas para seu anúncio ter um índice de qualidade competitivo é importante entender o que o Google leva em consideração:

CTR (Click Through Rate)

A CTR é o número de cliques recebidos pelo seu anúncio dividido pelo número de vezes que ele foi exibido: cliques ÷ impressões = CTR. Por exemplo, se você tivesse cinco cliques e cem impressões, sua CTR seria de 5%. Quanto maior o CTR melhor, e ele tem um peso considerável na composição do índice de qualidade do seu anúncio.

Página de destino

As páginas de destino dos anúncios são nada mais nada menos do que seu site. Seu site precisa oferecer aos usuários o que eles procuram, sim você precisa de um site como empresa. Uma página altamente relevante gera uma pontuação mais alta.

Uma página de destino, que também é chamada de landing page de alta qualidade precisa ter conteúdo apropriado e original para que o usuário conclua a tarefa dele. Um dos erros mais clássicos que vejo nos clientes é que o site não foi construído pensando na experiência do usuário e muito menos com estratagemas de captação e conversão de leads.

O site precisa ter fácil navegação e mostrar com clareza a natureza dos negócios, como site interage cm o computador dos visitantes e como ele pretende usar as informações pessoais deles. Algo que pesa sobremaneira é se o site é mobile friendly.

Relevância

A relevância indica se um anúncio corresponde à pesquisa dos usuários e garante que apenas publicidade útil seja mostrada a eles. Além disso, esse fator evita que as empresas simplesmente comprem posicionamentos em uma pesquisa não relacionada ao produto ou serviço oferecido por elas. Podemos afirmar que a relevância é o conjunto de toda a estratégia desenhada.

É importante salientar que o lance e ou orçamento destinado para o Google Ads não interfere no índice de qualidade do anúncio, ele atua diretamente na classificação (posicionamento) do anúncio, mas não na qualidade.

Logo pode acontecer de uma empresa dar um lance menor em determinada palavra-chave e ainda ficar na frente do concorrente que aplicou um orçamento maior, por conta da qualidade do anuncio.

Como escolher boas palavras chaves para meu negócio?

Já que o bloco anterior falou sobre o índice de qualidade dos anúncios, a performance do seu criativo está diretamente ligada à escolha de palavras chaves, é parte estratégica na estrutura da campanha, digamos que são as palavras-chaves que ativam seu -anúncio.

Existem correspondências exatas, de frase, ampla e ampla modificada, mas isso é assunto para outro blog.

Existem muitas ferramentas gratuitas e pagas que podem ajudar a analisar palavras-chaves e fazer previsões de tráfego, o próprio Google Ads tem um planejador de desempenho nativo, mas você também pode buscar referências no Google Trends, Ubersuggest, Answerthepublic entre outros, como o Senrush.

O que são Extensões de Anúncio?

Extensões de anúncios são recursos como mapas, telefones, links adicionais e outras facilidades que podem aparecer juntos a seus anúncios (Somente na rede de pesquisa).

O Google recomenda pelo menos 3 extensões que podem ser adicionadas no nível de conta, campanha ou grupo de anúncio, mas quanto mais, melhor, os tipos disponíveis são:

Extensão automática

O Google Ads exibirá extensões de anúncios automáticas (dinâmicas) quando o sistema avaliar que elas afetarão o desempenho de maneira positiva, ou seja, que o desempenho do anúncio melhorará.

Extensão de sitelinks

Geram mais relevância e agilidade para consulta do usuário, direcionando o mesmo para páginas específicas de um site.

Extensão de frase de destaque

Snnipets (texto curtos e específicos) que destacam atributos que agregam valor. Atributos de valor agregado de sua empresa, produtos ou serviços e/ou informações importantes e vantagens exclusivas de um negócio.

Extensão de Snipptes Estruturados

Os snippets estruturados exibem automaticamente informações específicas sobre o que você está oferecendo, antes dos usuários acessarem seu site. Exemplo: cursos: técnicos, graduação, pós-graduação.

Extensão local

Mapa de endereços vinculados aos anúncios que podem ser exibidos na pesquisa do Google. Exibe endereços e telefones da empresa. Também aparecem na pesquisa realizada no Google Maps.

Extensão de chamada

Permitir que usuários de dispositivos móveis possam ligar diretamente para um número anunciado.

Extensão de aplicativos para celular

Com essa extensão, é possível criar um link para download de seu aplicativo para celulares.

Extensão de preço

Extensão de anúncio para varejistas do Google Ads. Extensão onde é

Possível inserir links específicos para sessões ou produtos da loja online exibindo sua descrição e preço.

Extensão de mensagem

Permite contatar sua empresa diretamente através de mensagens de texto. Com um simples toque no seu anúncio os usuários podem solicitar informações.

Público Alvo no Google Ads

Podem ajudar a enviar a mensagem certa ao cliente ideal com o melhor lance alcançar segmentos diferentes do público-alvo com mensagens exclusivas e mais relevantes. Fazer os lances corretos quando um determinado grupo de pessoas está pesquisando seus produtos ou serviços

Os 2 principais tipos de público-alvo de pesquisa são:

PÚBLICO-ALVO DE AFINIDADE

Pode garantir que seus anúncios sejam vistos apenas por pessoas que demonstraram interesse qualificado no seu serviço e/ou produtos.

PÍBLICO-ALVO DE MERCADO

Capaz de identificar os grupos que estão no mercado com intenção de adquirir os produtos e serviços. Você consegue alcançar as pessoas quando elas estão decididas a comprar. Isso pode resultar em um ROI maior do que tentar alcançar os clientes que estão apenas fazendo pesquisas. PÚBLICO-ALVO DE MERCADO SEGMENTA PESSOAS DECIDIDAS A COMPRAR.

Exemplo: Pessoas que buscou recentemente escola de futebol no Google Maps e na pesquisa do Google ou alguém que está querendo comprar um carro e pesquisa assiduamente por isso.

As informações que temos acesso para ajudar na segmentação do público alvo são:

Informações demográficas detalhadas

Ao usar a solução informações demográficas detalhadas, é possível alcançar clientes com base nas atividades que eles realizam no google. Essas atividades podem indicar determinados fatos sobre a vida desses clientes, as informações demográficas disponíveis são

– Status parental

– Fase parental

– Propriedade de imóvel residencial

– Estado civil

– Grau de escolaridade

Remarketing de pesquisa

A o remakering, o queridinho do ads. No remarketing você pode reimpactar pessoas que já interagiram com seu site, como por exemplo:

– Pessoas que visitaram sua página inicial

– Pessoas que adicionara itens à cesta de compras

– Pessoas que estejam visitando seu site pela primeira vez.

Público-alvo semelhante

A solução PÚBLICO-ALVO SEMELHANTES aproveita as listas de remarketing para encontrar CLIENTES NOVOS com características semelhantes às dos seus clientes atuais. Ele ajuda você a expandir o alcance entre públicos-alvo valiosos em todas as plataformas.

Segmentação por lista de clientes

Com a solução de segmentação por lista de clientes, é possível aproveitar dados de gestão de relacionamento com o cliente (online e offline) para alcançá-los e transmitir a mensagem certa sempre que eles estiverem usando a pesquisa, o Youtube e o Discovery em qualquer dispositivo.

Quais são as vantagens de anunciar no Google Ads?

Esse texto foi longo, eu sei, mas espero ter ajudado. Para concluir gostaria de fazer uma provocação, alguns clientes assustam quando digo que na média um clique no anúncio custa R$ 0,50 – R$ 4,00 (sabe de nada inocente, o mercado de dedetização em São Paulo chega a pagar R$200,00 o clique), com isso em mente faça a seguinte analogia:

Você investe em um outdoor, que na minha região fica exposto 15 dias e ou na TV que dependendo do horário, 15 segundos custa mais de R$ 1000,00 ou no rádio, onde um spot de 30’ está em torno de R$27.00. Eu te pergunto:

– Ok, qual foi o resultado dessa campanha?

Na maioria das vezes ouço algo como:

Assim, não dá pra saber se teve resultado, mas algumas pessoas eu sei que viram e tal, o movimento melhorou.

Ou seja, você não tem controle, que é exatamente uma das vantagens de se fazer Google Adwords. Não estou falando que não se deva fazer TV, rádio, panfleto, não é isso, aliás eu acredito bastante na comunicação 360, estar na mídia o máximo de tempo possível nos mais diferentes canais é o mundo ideal. Porém olhando do prisma financeiro, isso por vezes é utopia.

Então as vantagens são:

Controle

Conseguimos controlar e otimizar o orçamento diário e mensal, sabendo exatamente o que vamos gastar e com perspectiva de resultado.

Resultado

No Google Ads pagamos por clique, e os clique podem ser os mais certeiros, gerando os melhores resultados para empresa.

Relevância:

Pra mim a principal vantagem, pois a conexão tende a ser com os clientes certos, no momento ideal, por mais que seja segmentada, uma mídia off não tem essa qualidade de exibir o anúncio a pessoas que estão pesquisando naquele momento informações relacionadas.

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