– João, quanto você acha que eu devo investir em “marketing”?
Essa é sempre a primeira pergunta que meus clientes me fazem. E a resposta não é tão simples, sempre acaba sendo um: “depende”.
Depende do que?
Primeiro depende de qual é seu objetivo, por exemplo, seu objetivo de marketing pode ser:
- Vender Mais (sim esse geralmente parece ser sempre o único objetivo, mas não é, rs)
- Fidelizar Clientes
- Aumentar a visibilidade de marcas e produtos (publicidade e propaganda)
- Gerenciar uma marca (branding)
- Construir uma boa relação com consumidores e parceiros (marketing de relacionamento)
- Educar o mercado (marketing de conteúdo, ou inbound marketing)
- Engajar colaboradores (endomarketing)
Esses são alguns dos vários objetivos que um plano de marketing pode contemplar.
Mas sendo direto e falando do que realmente as pequenas empresas precisam e buscam (anunciar para vender mais). Minha dica é primeiro analisar quais ações já foram realizadas até o momento e quais surtiram mais efeito (percebido), depois analisar qual foi o custo por cliente dessas ações, e em seguida determinar quantos novos clientes pretendo conseguir com a ação atual, depois disso vem o estudo das mídias, e a conversa se estende em mais posts para esse blog, rsrsrs….
Por exemplo, se um cliente me disser:
– João eu tenho R$ 1000,00 para fazer alguma ação de captação de cliente, o que eu faço?
Obviamente eu não diria para fazer TV, onde embora a exposição da marca seja grande, a frequência é pouca com R$ 1000,00, dependendo do programa, não dá nem 3 spots de 30 segundos.
É lógico que com estudo e experiência a gente sabe quais tipos de mídias tem melhor performance, dependendo do seu objetivo e verba. Sim, o sonho ideal é fazer todo tipo de mídia possível, TV, rádio, internet, outdoor, busdoor, panfleto, eventos, e a lista continua, com chamado 360º. Mas em tempos de crise, não há verba que aguente, principalmente para às pequenas empresas, por isso que as ações precisam ser estudadas com critério.